Podemos entender que todos os escolhidos com direito a salvação foram antes da crucificação. Após a crucificação houve algum personagem que foi escolhido por Deus que conseguiu salvação sem ser eleito?
Dentro da teologia calvinista, a distinção entre “eleição” e “escolha” é importante. Segundo essa teologia, todos aqueles que são salvos foram eleitos por Deus desde antes da fundação do mundo. Portanto, mesmo após a crucificação de Cristo, qualquer pessoa que venha a ser salva o é porque foi eleita por Deus.
Na teologia reformada, não há espaço para a ideia de que alguém possa ser salvo sem ser eleito, pois a eleição é vista como um ato soberano de Deus que determina quem será salvo. A doutrina da eleição é vista como um aspecto da graça de Deus, que não é baseada em mérito ou ação humana, mas na vontade soberana de Deus.
Eleição e Salvação após a Crucificação
Paulo (Saulo de Tarso)
Um exemplo notável de uma pessoa que foi salva após a crucificação de Cristo é Paulo (originalmente Saulo de Tarso). Sua conversão é um exemplo claro da eleição divina em ação:
- Atos 9:15: “Mas o Senhor disse a Ananias: ‘Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para proclamar o meu nome aos gentios e aos seus reis e ao povo de Israel.'”
Este versículo indica que Paulo foi escolhido por Deus para uma missão específica, mas sua conversão e salvação são vistas dentro do contexto da eleição soberana de Deus.
Cornélio
Outro exemplo é Cornélio, um centurião romano cuja história de conversão é relatada em Atos 10. Cornélio era um homem piedoso e temente a Deus, mas sua salvação é atribuída à ação soberana de Deus.
- Atos 10:44: “Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.”
A descida do Espírito Santo sobre Cornélio e sua casa é um sinal da eleição de Deus, demonstrando que a salvação de Cornélio estava dentro do plano divino.
Teologia Calvinista: Eleição e Graça
Na visão calvinista, todas as pessoas que vêm a Cristo em fé o fazem porque foram eleitas por Deus. A salvação é vista como um ato de graça, onde Deus escolhe salvar alguns, independentemente de seus méritos ou ações.
- Efésios 2:8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”
Este versículo reflete a crença calvinista de que a fé e a salvação são dons de Deus, dados àqueles que Ele escolheu.
Conclusão
De acordo com a teologia calvinista, não há exemplos de pessoas que conseguiram a salvação sem serem eleitas. Todos aqueles que foram salvos, tanto antes quanto depois da crucificação de Cristo, foram eleitos por Deus desde a eternidade. A eleição é um ato soberano de Deus, baseado em Sua vontade e não em qualquer mérito humano. Portanto, a resposta à sua pergunta é que, na visão calvinista, ninguém consegue a salvação sem ser eleito por Deus.
