Entre os princípios e fundamentos teológicos de Calvino e Jacó Armínio qual dos dois mais se aproxima dos fundamentos e princípios apresentados pela integridade das escrituras sem contextualização?
A pergunta sobre qual dos sistemas teológicos – o Calvinismo de João Calvino ou o Arminianismo de Jacó Armínio – mais se aproxima dos fundamentos e princípios apresentados pela integridade das Escrituras sem contextualização é complexa e tem sido objeto de intenso debate teológico ao longo dos séculos. A resposta muitas vezes depende da interpretação teológica e da tradição na qual alguém está inserido. Vou apresentar uma visão equilibrada, destacando como cada sistema interpreta a Bíblia e quais são os principais argumentos de ambos os lados.
Calvinismo
O Calvinismo, fundado nos ensinamentos de João Calvino, é baseado em cinco pontos principais, frequentemente resumidos pelo acrônimo TULIP:
Depravação Total (Total Depravity): A ideia de que o pecado afetou todos os aspectos da natureza humana e que, sem a intervenção da graça de Deus, as pessoas são incapazes de escolher seguir a Deus.
- Base bíblica: Romanos 3:10-12, Efésios 2:1-3.
Eleição Incondicional (Unconditional Election): Deus escolhe, com base em Sua própria vontade e não em mérito humano, quem será salvo.
- Base bíblica: Efésios 1:4-5, Romanos 9:11-13.
Expiação Limitada (Limited Atonement): Cristo morreu apenas pelos eleitos, não por todos.
- Base bíblica: João 10:14-15, Mateus 1:21.
Graça Irresistível (Irresistible Grace): A graça de Deus é eficaz e irresistível para aqueles a quem Ele a concede.
- Base bíblica: João 6:37, 44; Atos 13:48.
Perseverança dos Santos (Perseverance of the Saints): Aqueles que são verdadeiramente salvos perseverarão na fé até o fim.
- Base bíblica: João 10:28-29, Filipenses 1:6.
Arminianismo
O Arminianismo, derivado dos ensinamentos de Jacó Armínio, apresenta cinco pontos que respondem diretamente ao TULIP do Calvinismo:
Depravação Parcial/Total com Graça Preveniente (Partial/Total Depravity with Prevenient Grace): Concorda que a humanidade é depravada, mas a graça preveniente de Deus capacita as pessoas a responder à Sua oferta de salvação.
- Base bíblica: João 1:9, Tito 2:11.
Eleição Condicional (Conditional Election): Deus escolhe para a salvação aqueles que Ele sabe que responderão com fé ao evangelho.
- Base bíblica: Romanos 8:29, 1 Pedro 1:1-2.
Expiação Ilimitada (Unlimited Atonement): Cristo morreu por todos, mas somente aqueles que creem são salvos.
- Base bíblica: João 3:16, 1 João 2:2.
Graça Resistível (Resistible Grace): As pessoas podem resistir à graça de Deus e à Sua oferta de salvação.
- Base bíblica: Atos 7:51, Mateus 23:37.
Possibilidade de Cair da Graça (Possibility of Falling from Grace): Os crentes podem cair da graça e perder sua salvação se se afastarem da fé.
- Base bíblica: Hebreus 6:4-6, 2 Pedro 2:20-22.
Aproximação das Escrituras
Calvinismo:
- Argumenta que a soberania de Deus e a eleição incondicional são claramente ensinadas nas Escrituras.
- Acredita que a graça irresistível e a perseverança dos santos são suportadas por passagens que falam da segurança eterna dos crentes.
Arminianismo:
- Defende que a oferta universal da salvação e a responsabilidade humana são temas claros na Bíblia.
- Enfatiza que Deus deseja que todos sejam salvos e que as advertências contra a apostasia indicam a possibilidade real de perder a salvação.
Conclusão
Ambos os sistemas têm suas raízes na interpretação das Escrituras e buscam ser fiéis ao texto bíblico. O Calvinismo enfatiza a soberania absoluta de Deus e a eleição incondicional, enquanto o Arminianismo enfatiza a responsabilidade humana e a oferta universal da graça.
A decisão sobre qual sistema mais se aproxima da integridade das Escrituras sem contextualização geralmente depende da perspectiva teológica individual. Muitos cristãos acreditam que uma abordagem equilibrada, que reconhece tanto a soberania de Deus quanto a responsabilidade humana, pode ser a mais fiel à totalidade das Escrituras.
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