Considerando a visão Calvinista " Deus escolhe os eleitos com base em Sua própria vontade soberana e não em qualquer mérito ou ação prevista dos indivíduos. " podemos supor que a eleição vem antes mesmo do efetivo nascimento do individuo. É possível alguém ser eleito mesmo antes de nascer? e nessa condição ja ter a Salvação garantida sem riscos de pecar?
Na visão calvinista, a doutrina da eleição é central e afirma que Deus, em Sua soberania, escolhe certos indivíduos para a salvação antes da fundação do mundo, independentemente de qualquer mérito ou ação prevista por parte desses indivíduos. Esta ideia é fundamentada em várias passagens bíblicas e teológicas. Vamos explorar essa doutrina em mais detalhes, incluindo a questão da eleição antes do nascimento e a segurança da salvação.
Eleição Antes do Nascimento
A doutrina da eleição incondicional sugere que Deus escolhe os eleitos antes mesmo de nascerem. Esse conceito é suportado por várias passagens bíblicas:
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Efésios 1:4-5:
- “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.”
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Romanos 9:11-13:
- “Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: ‘O mais velho servirá ao mais novo’. Como está escrito: ‘Amei Jacó, mas rejeitei Esaú’.”
Estas passagens indicam que a eleição é um ato da vontade soberana de Deus, decidido antes da criação e, portanto, antes do nascimento dos indivíduos.
Segurança da Salvação e a Questão do Pecado
Segundo a teologia calvinista, a segurança da salvação para os eleitos é garantida. Isso é articulado na doutrina da Perseverança dos Santos, que afirma que aqueles que são verdadeiramente eleitos por Deus continuarão na fé até o fim e não perderão a salvação.
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João 10:28-29:
- “Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.”
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Filipenses 1:6:
- “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”
Estas passagens enfatizam a crença de que a salvação dos eleitos está segura nas mãos de Deus e que Ele garantirá que perseverem até o fim.
Pecado e Eleição
Embora os eleitos tenham a segurança da salvação, isso não significa que não pecarão. A doutrina calvinista reconhece que todos os seres humanos, incluindo os eleitos, continuam a lutar contra o pecado durante suas vidas. A diferença é que os eleitos têm o Espírito Santo trabalhando neles para trazê-los ao arrependimento e crescimento na santidade.
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1 João 1:8-9:
- “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”
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Romanos 7:18-20:
- “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; pois o querer o bem está em mim, não, porém, o efetuá-lo. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.”
Estas passagens mostram que a luta contra o pecado é uma realidade contínua para todos os crentes, mas a graça de Deus é suficiente para mantê-los na fé.
Conclusão
Na visão calvinista, a eleição ocorre antes do nascimento, e a salvação dos eleitos é garantida pela soberania e graça de Deus. Apesar da segurança da salvação, os eleitos ainda enfrentam a luta contra o pecado, mas são sustentados e purificados pela obra contínua de Deus em suas vidas.
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