Onde está escrito no Bíblia: Uns nasceram salvos, outros para salvação e outros ja nasceram condenados?
Dúvidas e Comentários Bíblicos: Parte # 01″Doutrina da Predestinação na Bíblia”
A afirmação “uns nasceram salvos, outros para salvação e outros já nasceram condenados” não está escrita de forma explícita em nenhum versículo da Bíblia. Esta frase é uma interpretação teológica associada à doutrina da predestinação, especialmente na tradição calvinista.
Doutrina da Predestinação na Bíblia
As ideias de eleição e predestinação podem ser encontradas em algumas passagens bíblicas, que são frequentemente citadas em discussões teológicas sobre o assunto:

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Efésios 1:4-5:
- “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.”
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Romanos 8:29-30:
- “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.”
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Romanos 9:10-24:
- Esta passagem discute a soberania de Deus na eleição e o exemplo de Jacó e Esaú: “Pois antes dos gêmeos nascerem ou praticarem qualquer bem ou mal, para que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, não por obras, mas por aquele que chama, foi dito a ela: O mais velho servirá ao mais novo.”
Interpretação Teológica
A doutrina da predestinação, especialmente como articulada por João Calvino, desenvolve a ideia de que Deus escolhe algumas pessoas para a salvação (eleição) e outras para a condenação (reprovação). Essa interpretação é baseada em passagens como as mencionadas acima, mas a frase exata que você citou não aparece textualmente na Bíblia.
A interpretação de que “uns nasceram salvos, outros para salvação e outros já nasceram condenados” reflete uma visão mais extrema da predestinação, muitas vezes chamada de “dupla predestinação”, onde Deus não apenas escolhe quem será salvo, mas também quem será condenado.
Em contraste, teólogos arminianos argumentam que Deus oferece a salvação a todos, e que a eleição é baseada na presciência de Deus sobre quem aceitará ou rejeitará essa oferta de salvação. Esta visão enfatiza o livre-arbítrio humano em resposta à graça divina.
Portanto, enquanto a doutrina da predestinação tem bases bíblicas, a frase exata que você mencionou não está presente na Bíblia, sendo mais uma interpretação teológica derivada dessas passagens.
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