Dúvidas e Comentários - Portal Evangélico

Dúvidas e Comentários Bíblicos: Parte # 01″Doutrina da Predestinação na Bíblia”

Dúvidas e Comentários Doutrina

Onde está escrito no Bíblia: Uns nasceram salvos, outros para salvação e outros ja nasceram condenados?

Dúvidas e Comentários Bíblicos: Parte # 01″Doutrina da Predestinação na Bíblia”

A afirmação “uns nasceram salvos, outros para salvação e outros já nasceram condenados” não está escrita de forma explícita em nenhum versículo da Bíblia. Esta frase é uma interpretação teológica associada à doutrina da predestinação, especialmente na tradição calvinista.

Doutrina da Predestinação na Bíblia

As ideias de eleição e predestinação podem ser encontradas em algumas passagens bíblicas, que são frequentemente citadas em discussões teológicas sobre o assunto:

Doutrina da Predestinação
Doutrina da Predestinação
  1. Efésios 1:4-5:

    • “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.”
  2. Romanos 8:29-30:

    • “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.”
  3. Romanos 9:10-24:

    • Esta passagem discute a soberania de Deus na eleição e o exemplo de Jacó e Esaú: “Pois antes dos gêmeos nascerem ou praticarem qualquer bem ou mal, para que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, não por obras, mas por aquele que chama, foi dito a ela: O mais velho servirá ao mais novo.”

Interpretação Teológica

A doutrina da predestinação, especialmente como articulada por João Calvino, desenvolve a ideia de que Deus escolhe algumas pessoas para a salvação (eleição) e outras para a condenação (reprovação). Essa interpretação é baseada em passagens como as mencionadas acima, mas a frase exata que você citou não aparece textualmente na Bíblia.

A interpretação de que “uns nasceram salvos, outros para salvação e outros já nasceram condenados” reflete uma visão mais extrema da predestinação, muitas vezes chamada de “dupla predestinação”, onde Deus não apenas escolhe quem será salvo, mas também quem será condenado.

Em contraste, teólogos arminianos argumentam que Deus oferece a salvação a todos, e que a eleição é baseada na presciência de Deus sobre quem aceitará ou rejeitará essa oferta de salvação. Esta visão enfatiza o livre-arbítrio humano em resposta à graça divina.

Portanto, enquanto a doutrina da predestinação tem bases bíblicas, a frase exata que você mencionou não está presente na Bíblia, sendo mais uma interpretação teológica derivada dessas passagens.

O que Diz a Bíblia?

Para aprofundar a compreensão do contexto histórico e espiritual da escrita e tradução do Novo Testamento, podemos olhar para algumas passagens bíblicas que nos ajudam a entender a importância da preservação e tradução das Escrituras ao longo dos séculos.

Antigo Testamento

Isaías 40:8

“Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.”

Este versículo ressalta a eternidade e a imutabilidade da Palavra de Deus. Ele nos lembra que, independentemente das traduções ou dos tempos em que vivemos, a essência da mensagem de Deus permanece inalterada.

Salmo 119:89

“Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada nos céus.”

Aqui, vemos a confirmação de que a Palavra de Deus é fixa e constante, acima de qualquer mudança ou tradução, sempre fiel ao propósito divino.

Novo Testamento

Mateus 5:18

“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”

Jesus destaca a precisão e a importância de cada parte das Escrituras. Isso reforça o valor das traduções cuidadosas e fiéis, como a Vulgata e as traduções de Martinho Lutero, que buscaram manter a integridade da mensagem original.

João 1:1

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

Este versículo é fundamental para compreender a importância de Jesus como a Palavra viva de Deus. Quando traduzido para outras línguas, como o latim na Vulgata ou o alemão por Lutero, a mensagem sobre Cristo continua a ser central e essencial para a fé cristã.

2 Timóteo 3:16-17

“Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.”

Paulo enfatiza que as Escrituras são inspiradas por Deus e essenciais para a vida cristã. Isso justifica os esforços de tradução, garantindo que as pessoas em diferentes culturas e épocas possam acessar a mensagem divina.

Romanos 15:4

“Pois tudo quanto outrora foi escrito para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.”

Esse versículo destaca o propósito das Escrituras: instruir e trazer esperança. A tradução da Bíblia para diferentes idiomas, como o latim na Vulgata e posteriormente em outras línguas, foi motivada pelo desejo de compartilhar essa esperança universalmente.

Reflexão Final

Os textos originais do Novo Testamento, escritos em grego koiné e influenciados pelo aramaico, representam o esforço inicial de disseminar a mensagem de Jesus ao maior número de pessoas possível. A tradução para o latim, resultando na Vulgata, e as subsequentes traduções como as de Martinho Lutero, foram passos fundamentais para que essa mensagem fosse acessível a diversas culturas e línguas. Essas passagens bíblicas nos lembram da importância de preservar a essência da Palavra de Deus através das traduções, garantindo que Sua mensagem continue a iluminar e guiar vidas em todo o mundo.

 
 
4o
 
Você consegue citar mais algumas partes importantes bíblicas do antigo e novo testamento que traduza com mais profundidade o texto: “A afirmação “uns nasceram salvos, outros para salvação e outros já nasceram condenados” não está escrita de forma explícita em nenhum versículo da Bíblia. Esta frase é uma interpretação teológica associada à doutrina da predestinação, especialmente na tradição calvinista.
ChatGPT

A frase “uns nasceram salvos, outros para salvação, e outros já nasceram condenados” reflete uma interpretação teológica associada à doutrina da predestinação, particularmente na tradição calvinista. Embora essa afirmação não esteja expressa de forma literal na Bíblia, ela deriva de uma interpretação específica de várias passagens bíblicas, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Abaixo, estão algumas passagens relevantes que ajudam a entender essa interpretação teológica:

Antigo Testamento

Jeremias 1:5

“Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.”

Este versículo é frequentemente citado para ilustrar a ideia de que Deus tem conhecimento prévio e planos específicos para cada pessoa antes mesmo de seu nascimento, o que pode ser visto como um suporte para a doutrina da predestinação.

Êxodo 33:19

“E Deus disse: Farei passar toda a minha bondade diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.”

Esse versículo é usado para destacar a soberania de Deus em escolher a quem concederá misericórdia, o que ressoa com a ideia calvinista de que a salvação é determinada pela vontade divina.

Novo Testamento

Romanos 8:29-30

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.”

Essa passagem é central na doutrina da predestinação, mostrando uma sequência de ações de Deus desde o conhecimento prévio até a glorificação, que alguns interpretam como uma predeterminação divina sobre quem será salvo.

Efésios 1:4-5

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade. E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.”

Paulo fala sobre a escolha e predestinação dos crentes “antes da fundação do mundo”, reforçando a ideia de que a salvação foi determinada pela vontade soberana de Deus antes mesmo da criação.

Romanos 9:15-16

“Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.”

Aqui, Paulo reitera a soberania de Deus em conceder misericórdia, destacando que a salvação não é fruto do esforço humano, mas da decisão divina.

2 Timóteo 1:9

“Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos.”

Esta passagem sublinha que a salvação é dada não com base nas obras humanas, mas segundo o propósito e a graça de Deus, reforçando a ideia de que essa decisão foi tomada antes dos tempos eternos.

Reflexão Final

A doutrina da predestinação, como expressa na tradição calvinista, é uma interpretação das Escrituras que se baseia em passagens que falam sobre a soberania de Deus, Seu conhecimento prévio e Sua eleição antes da fundação do mundo. Embora a frase “uns nasceram salvos, outros para salvação, e outros já nasceram condenados” não seja encontrada na Bíblia, a teologia calvinista argumenta que essas ideias podem ser inferidas das passagens mencionadas. É importante notar que outras tradições cristãs têm diferentes interpretações dessas mesmas passagens, enfatizando o livre arbítrio e a responsabilidade individual na resposta ao chamado de Deus.

Vejamais Matérias: Clique Aqui!

 

Patrocinador Exclusivo Momo Móveis Planejados